sábado, 28 de janeiro de 2012

Utilidade: Conhecendo algumas expressões jornalísticas.



Na página do ''Jornalismo da Depressão'' no Facebook, acabei descobrindo o blog Dicionário de Jornalismo   que um espaço realmente maravilhoso para estudar e aprender as mais diversas expressões deste mundo que o estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, vai ter que se acostumar (ou seja, euzinha aqui também né).

Então, separei alguns termos para vocês tomem conhecimento sobre os mesmos. Vamos à eles:

Lead ou Lide
O que é o Lead de uma matéria?

No esquema mais clássico de jornalismo, o lead é a parte da matéria que apresenta as clássicas perguntas: o que, quem, quando, onde, como e por quê. Corresponde à abertura do texto, por isso possui fundamental importância pois deve trazer as principais informações além de instigar o leitor a prosseguir na leitura.

Garimpar
O jornalista garimpa?
Sim! Ao menos deveria. Ele deve "cavar", esmiuçar a informação para extrair os pontos de interesse e apresentá-los ao leitor.

Fonte
Origem de notícia. Fontes são pessoas ou documentos capazes de revelar detalhes de um fato noticioso. São indispensáveis na composição de uma matéria pois oferecem uma visão mais ampla do fato, além de confirmarem dados previamente levantados.

O que é gancho jornalístico?
Trata-se de um modo de contextualizar a matéria. O gancho pode ligar o assunto da pauta à realidade do leitor. Por exemplo, a Rede Globo costuma aproveitar os assuntos tratados em uma novela como um gancho para a produção de matérias nos telejornais. Ou um jornalista aproveita uma situação pontual em um bairro como gancho para tratar o assunto de uma maneira mais ampla.




Infográfico 
Um infográfico é um modo de traduzir informações de uma maneira visualmente agradável e didática. Este recurso serve para auxiliar o leitor a compreender os mais variados temas.



Insert
Faltou alguma coisa? Faz um insert.
Um insert é como se fosse um box. Ele traz um pequeno texto que ajude na compreensão da matéria ou de um trecho.



O que é Deadline?
Horário limite para se finalizar uma matéria ou página.



Informação de Cocheira
Cocheira não tem a ver com cavalos?
Sim, e com jornalismo também. Esses antigos repórteres e seus jargões. O termo refere-se à informações obtidas em off, dadas nos bastidores (na cocheira).



O que é um jornalista foca?
Jornalista iniciante. Jornalistas recém-formados, inexperientes por ainda estarem começando na profissão, recebem o apelido de focas. Algumas grandes empresas de comunicação mantêm programas específicos para que focas ingressem na carreira.


O que é diagramação?
Diagramar, ou paginar, significa dispor o material na página. Organizando textos, fotos e gráficos de modo sensato para que a leitura seja fluida. A paginação é aplicada em jornais, revistas, internet e em outros meios que exijam a organização de elementos gráficos.



São muitas palavras a serem entendidas, então aqui estão apenas algumas. Qualquer coisa, faço outro post trazendo outros termos e expressões jornalísticas. Mas caso vocês não aguentem de tanta assim para aprender mais ainda, é só ir diretamente à fonte desta pesquisa, o blog DICIONÁRIO DE JORNALISMO. Bons estudos e até a próxima!  



Um comentário:

  1. Eu amei isso! Vc faz jornalismo? Eu pretendo fazer se passar no vestibular esse ano. Eu sou apaixonada por jornalismo e fazer o curso é um grande sonho.
    Amei o dicionário. Muitas das expressões ram desconhecidas.
    bjs
    http://oicarolina.wordpress.com
    Visaite-me!

    ResponderExcluir